Danos causados pelas coisas que jogamos no vaso sanitário

Você acredita que jogar coisas no vaso sanitário é uma boa ideia? Pois saiba que nada deve ser jogado, pelo fato de contaminação da água e o risco do que você jogou não se desintegrar tão facilmente ou rapidamente como você espera. Tudo o que você joga pode entupir os equipamentos de tratamento de esgoto.

Os lenços umedecidos por exemplo, aumentam o risco de bloqueios nos tubos e transborda a água para rios e riachos locais. Cerca de 75% de todos os bloqueios de esgoto envolvem lenços umedecidos. Os estragos causados por estes produtos são confirmados. Qualquer coisa extra jogada no vazo faz com que os trabalhadores do tratamento de esgoto tenham que limpar manualmente. É possível ver bloqueios graves ocorrendo semanalmente, gerando bolas enormes recolhidas no processo de triagem. Quando ocorre o transbordamento para rios e oceanos, os animais são os que mais sofrem por correrem o risco de engolir tais materiais estranhos. Além da poluição do meio ambiente, é claro.

E cada vez mais é constatado o aumento desses bloqueios nos tubos. É de se esperar que estes custos de manutenção crescentes começam a sair do nosso próprio bolso na forma de contas de água mais elevadas. Muitos desses detritos nem sequer passam da propriedade onde eles foram jogados. Quando isso acontece, é o proprietário do imóvel, que é responsável pelo custo de remoção do bloqueio. Há risco de ter toda a sua calçada ou quintal cobertos de esgoto quando os canos e tubos bloqueados transbordarem. Não há nenhum sinal de que esses dejetos possam realmente quebrar ou até mesmo perder força.Segundo os especialistas com quem falamos, é fundamental que qualquer coisa que seja despejada no vaso sanitário se desintegre quase que imediatamente, caso contrário, é provável que fique bloqueado ou preso nos tubos da propriedade onde foi liberado.

Todos nós somos responsáveis e com um pouco de consciência e educação podemos diferenciar o que pode ir por água abaixo. As pessoas muitas vezes não percebem que o banheiro não é uma lata de lixo. Só porque você vai deixar de ver o lixo, não significa que ele não estará lá. Por isso lembre-se: é melhor jogar papel de resíduos humanos no lixo e manter seu banheiro seguro ao usar as descargas. Outras substâncias não são aceitáveis devido ao seu alto potencial para causar entupimentos e acabar nas nossas praias e rios, criando estouros de esgoto e aumentando os custos de tratamento e manutenção da água que é de todos. Assista aos vídeos da Sanepar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza e aprenda um pouco mais  porque não devemos jogar detritos no vaso sanitário!

https://www.youtube.com/embed/au22YXbwp0A
https://www.youtube.com/embed/6ZCu3eIOvuU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com