Qual é o consumo médio de água em uma casa

Qual é o consumo médio de água em uma casa
Desentupimento

Precisamos de água ao acordar de manhã, ao tomar um banho, escovar os dentes, tomar uma xícara de café ou cozinhar. A água é essencial para todos, não só nas nossas necessidades diárias dentro de casa, como também fora dela e na fabricação da maioria dos produtos que nós consumimos. Mas quanto realmente precisamos? Você saberia mensurar o quanto de água nós consumimos?

Uma família em média pode utilizar cerca de 300 litros de água ao dia! Em 2010, o cenário piorou, e a média aumentou para 236,3 litros usados por cada habitante diariamente. Algumas pessoas sozinhas chegam a gastar mais de 200 litros/dia! Para evitar o desperdício de recursos naturais, a Companhia de Saneamento Básico do Estado do Paraná orienta que cada um faça sua parte, economizando água. Veja abaixo algumas regras de ouro para atingir esse objetivo:

– Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês. Portanto feche bem qualquer torneira, tanto do banho quanto das pias, para evitar que as gotas perdidas causem um estouro na conta no final do mês.

– O banho deve ser rápido. Uma ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto,consome 135 litros de água. Com chuveiro elétrico, em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. A dica é não ficar com o chuveiro aberto o tempo todo, tentando reduzir o uso de água para cinco minutos.

– O mesmo vale para a escovação de dente. Cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. A dica é molhar a escova e fechar a torneira enquanto se escova os dentes, economizando mais de 11,5 litros de água.

O consumo de água quem define é você, que pode fazer tudo de forma mais consciente. Não fique no piloto automático, use sua atenção e cobre a atenção de todos na sua casa para saber tirar proveito da água que recebemos. O consumo de uma única pessoa que gasta 200 litros de água ao dia é o equivalente à 66% do que uma família inteira pode gastar diariamente, sem que se precise fazer grandes sacrifícios, apenas uma mudança de conduta. Confira a este ótimo video explicando sobre o consumo consciente de água da Sanepar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com